sábado, 22 de dezembro de 2007

MAS AFINAL, PORQUE É QUE ESTE GRUPO É UM GRUPO DE PARES?

O QUE SÃO PARES?
Pessoas que são idênticas em vários aspectos: idade, sexo, interesses, idioma, forma como preenchem o tempo, motivações, música, etc.


QUE IMPORTÂNCIA TÊM OS PARES NA TUA VIDA?
O grupo de pares/grupo de amigos, com quem convives todos os dias, é um espaço privilegiado de interacção para ti, o que facilita o desenvolvimento das tuas aptidões e interesses e, ao mesmo tempo, de partilha de emoções e problemas
(Adaptado de Conger, 1984 citado por Ferreira e Ferreira, 2000, p. 200)*.

A vivência de experiências semelhantes com os teus amigos adquire um valor especial, funcionando como um contexto de apoio, para a tua experiência pessoal. Um das funções do grupo de colegas é a de fornecer informação, dando-te também acesso ao feedback das tuas ideias, capacidades, comportamentos, atitudes, numa relação entre iguais (Adaptado de Ferreira e Ferreira, 2000, p. 201).

O QUE É EDUCAÇÃO PELOS PARES?
Educação pelos Pares é geralmente designada pela “comunicação de par para par” (Svenson, 2001)** fendo por isso um fenómeno social.

A Educação pelos Pares ou Peer Education é um conceito conhecido a nível mundial, sendo uma metodologia bastante utilizada, desenvolvida e divulgada em Programas de Promoção e Educação para a Saúde (ex: programas de educação sexual e prevenção e abuso de droga). “Peer” significa “aquele que se situa ao mesmo nível do outro; aquele que pertence ao mesmo grupo social, nomeadamente com base na idade, escolaridade ou posição social”. Portanto, o conceito “Peer Education” significa que aqueles que pertencem ao mesmo grupo ou estatuto social, educam-se mutuamente.

É uma abordagem pela qual uma minoria de pares representativos de um grupo ou população intencionalmente tenta informar e influenciar a maioria (Europeer, 1998).

A educação de pares é uma metodologia que permite simultaneamente promover a aprendizagem e o desenvolvimento do outro (educatividade) e de si mesmo (educabilidade) através do desenvolvimento de acções racionais, intencionais, sistemáticas, fundamentais e técnicas (Maria Rosário Pinheiro, Projecto Falsas Crenças, 2005).



Educação pelos Pares: uma metodologia utilizada na Educação para a Saúde
Porque é que a Educação pelos Pares é vantajosa?


Como é sabido, o grupo de pares exerce uma forte influência social sobre os jovens desempenhando um papel fundamental no processo de construção e consolidação da identidade e autonomia dos mesmos, partilhando ideias, atitudes, valores e comportamentos.

Os jovens geralmente falam sobre as suas experiências com os seus pares, logo a informação é transmitida mais facilmente através desta estratégia pois os formadores e formandos têm os mesmo “background” cultural, os mesmos interesses e uma linguagem mais próxima.

Neste sentido, os pares surgem como um recurso humano inestimável que permite uma adaptação das mensagens de prevenção e promoção e das actividades a cada cultura, estilo de vida, nível ou grupo social e idade, uma vez que como afirmam Turner & Shepherd (1999, citados por Matos, s/d, apud Moura, Armanda, 2005) conhecem as problemáticas, os cenários e os actores activos, tornando-se muitas vezes mais eficazes do que os profissionais na transmissão da informação.

Segundo Senderowitz (1998, citado por Costa, 2001, apud Moura, Armanda, 2005), os educadores de pares podem, por um lado, enriquecer os programas trazendo ideias enérgicas, novas e vitais, por outro publicitar as actividade desenvolvidas, ajudando os seus pares a se interessarem e envolverem.

De acordo com outras visões, a formação pelos pares (mediada por um professor ou um técnico) é uma aposta actual da pedagogia uma vez que facilita a relação horizontal, ao nível da linguagem, dos interesses, das vivências que são comuns.

A Educação pelos pares é também uma forma de fornecer “empowerment” aos jovens. “Pode definir-se “empowerment” como um processo através do qual os jovens ganham controlo sobre as decisões e acções que afectam a sua saúde” (Delp, Brown, & Domenzain, 2005; Shearer & Reed, 2004 citado por Dias, 2006, p. 9).

A criação da Carta de Ottawa, em 1986 levou a que, entre outras coisas, a Organização Mundial de Saúde posteriormente reconhecesse e considerasse a Educação pelos Pares como uma metodologia altamente eficaz na modificação dos comportamentos.


QUE CARACTERISTICAS DEVE POSSUIR UM EDUCADOR DE PARES?


Embora não haja um consenso europeu entre os vários especialistas no que se refere às características essenciais que um educador de pares deve possuir, Svenson e os seus colaboradores (Europear, 1998) reiteram alguns atributos:

1. Capacidade de comunicação e capacidade de ouvir o outro
2. Espírito inovador e abertura à mudança
3. Capacidade para lidar com emoções e situações difíceis
4. Habilidade para expressar emoções e não fazer julgamentos
5. Ser assertivo
6. Encorajar e fornecer suporte
7. Ser um exemplo
8. Respeito pelos outros e pela confidencialidade da informação
9. Habilidade para tomar decisões e encorajar os outros para o fazerem também
10. Competência para olhar para as coisas segundo várias perspectivas
11. Capacidade para trabalhar em grupo e em equipa
12. Interesse pelo tema do projecto ou por intervenções específica


Fonte:
* Medeiros, M. e Serpa, A. (2000). Adolescência: Abordagens, Investigação e Contextos de Desenvolvimento. Coimbra: Universidade, pp. 198-206
** Svenson, G. et al (2001). Os Jovens e a Prevenção da Sida. Guia Europeu de Educação pelos Pares. Lund: Departamento de Medicina Comunitária, Universidade de Lund.

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